DivulgaçãoFoto: Divulgação

Impostor rouba número de peito na Maratona de Londres

Adicionada em 27 de abril de 2018

Correr uma maratona requer meses de preparo intenso, dedicação e muito foco no seu objetivo. Na hora da prova, todo esse árduo trabalho fica para trás depois que se cruza a linha de chegada, quando a alegria toma conta do corpo. Para Jake Halliday, entretanto, a Maratona de Londres terminou com um gosto amargo: seu número de peito caiu nos últimos quilômetros do percurso, e ele foi impedido de continuar correndo. Para piorar, um espectador pegou o seu número do chão e terminou a prova normalmente, recebendo a medalha que seria de Halliday.

A organização da Maratona de Londres ainda não decretou um veredito, mas as evidências pesam a favor de Halliday. Correndo com o número 35179, seu chip registrou passagem por todos os pontos de cronometragem, com exceção da linha de chegada. Entretanto, as fotos oficiais da prova mostram um corredor diferente, usando o mesmo número e exibindo sua medalha.

Halliday afirmou ter sido retirado da prova quando faltavam apenas 15 minutos, já que é contra as regras correr sem um número de peito. Especula-se que o impostor tenha pego sua plaquinha a aproximadamente três quilômetros da linha de chegada.

Jake estava correndo junto com seus amigos Chris Chisholm e Andrew Keiller. O trio queria arrecadar fundos para a Bloodwise, organização que promove pesquisas sobre leucemia, em apoio à irmã de Andrew, que foi diagnosticada com linfoma não-Hodgkin em 2016. Juntos, eles já arrecadaram mais de 55 mil libras (mais de 260 mil reais) para a Bloodwise.

De acordo com a Runner’s World, os eventos ainda estão sob investigação pela organização da Maratona.