Com pace de 4min41s, corredor de 80 anos quebra recorde mundial

Adicionada em 10 de janeiro de 2020

O britânico George Black, um corredor de 80 anos de idade, não deixa a idade o abater. Em vez de ficar em casa, ele está batendo recordes mundiais. Correndo com um pace de 4min41s/km, o atleta amador escocês completou a distância de 4 milhas (6,43 km aproximadamente) em 30min10s, estabelecendo a melhor marca da história para atletas acima de 80 anos na distância.

O recorde foi batido em uma prova na cidade de Portobello, na Escócia. O desempenho de George Black pode ser medido pela diferença entre seu tempo e o antigo recorde mundial. O escocês foi mais de 7 minutos mais rápido do que a antiga marca.

“É bom estar quebrando recordes e não ossos”, brincou o novo recordista mundial, referindo-se a uma queda sofrida em uma prova de trilha em agosto do último ano, em que sofreu algumas fraturas. “Foram 18 minutos de desconforto, 8 de dor e 4 de pura agonia”, comentou sobre seu desempenho para obter o recorde.

George, que começou a correr aos 42 anos, já tinha estabelecido outra importante marca dias antes do recorde mundial, ao fazer 5k em 24min34s (pace de 4min55s/km) e estabelecer o recorde britânico da distância para corredores acima dos 80 anos de idade.

Segundo o atleta, o esporte é oque o tira da cama de manhã depois que sua esposa morreu, há oito anos. “É a minha vida social. Treino com as pessoas às 8h da manhã e tenho muitos amigos. Você precisa de algo para te motivar a sair de casa”, conta.

George, que afirma ter a intenção de incentivar as pessoas mais velhas a continuar correndo, segue treinos diários e corre entre 50 e 65 km semanais, embora rodasse aproximadamente 200 km por semana quando era mais jovem.