Gebrselassie anuncia aposentadoria

Adicionada em 11 de maio de 2015

Mais um grande nome da corrida de rua anunciou sua aposentadoria. Depois de Paula Radcliffe deixar o esporte após completar a Maratona de Londres, no final do mês de abril, o etíope Haile Gebrselassie também comunicou oficialmente que vai parar de se dedicar às passadas profissionalmente.

O anúncio foi feito neste domingo (10 de maio) depois de o atleta completar a corrida Great Manchester Run, os famosos 10 km da Inglaterra e uma das provas mais disputadas do mundo. Haile Gebrselassie fechou a prova em 18º lugar correndo ao lado de competidores amadores. “Vou me aposentar como atleta profissional, não como corredor. Eu nunca vou conseguir parar de correr e continuarei sendo um embaixador da corrida”, afirmou na sua conta pessoal no Twitter.

Colecionador de recordes e dono de um sorriso largo e fácil, o corredor foi tetracampeão mundial dos 10 mil metros em Mundiais (Stuttgart 1993, Gotemburgo 1995, Atenas 1997 e Sevilha 1999), conta com dois ouros olímpicos no currículo nessa mesma distância (Atlanta 1996 e Sydney 2000), e bateu 27 recordes mundiais em diversas provas, sendo a mais famosa delas o recorde da Maratona de Berlim de 2008, quando foi o primeiro homem a correr abaixo de 2h04 (2h03min59s).

Mas essa não é a primeira vez que o atleta declara que vai parar. Aqueles que acompanham a corrida de rua, e têm boa memória, devem se recordar que, em 2010, Haile Gebrselassie já havia feito o mesmo anúncio após não conseguir completar a Maratona de Nova York. Tempos depois ele voltou atrás, retomando os treinos para competir em provas junto à elite masculina. Será que dessa vez ele mantém a palavra? 😉

Os 10 km da Inglaterra
Além da aposentadoria de Haile Gebrselassie, a Great Manchester Run ainda trouxe outra surpresa: mesmo com fortes nomes da corrida de rua (como Wilson Kipsang e Leonard Komon – recordista mundial dos 10 mil metros), o vencedor da prova masculina foi o estreante queniano Stephen Sambu, que completou o trajeto em 27min30s.

Entre as mulheres, a vencedora foi Betsy Saina, que completou os 10 km em 31mins49s. 40 mil corredores participaram do evento, uma das maiores corridas de rua da Europa.