ReproduçãoFoto: Reprodução

Garoto deficiente ajuda guia a terminar maratona nos EUA e emociona público

Adicionada em 29 de maio de 2017

Brian McWilliams e Jacob Vandenberg protagonizaram uma cena que emocionou quem esteve na Green Bay Marathon, nos Estados Unidos, neste domingo. Em uma inversão de papéis, Vandenberg, que tem 21 anos e a movimentação limitada em razão de uma deficiência física, empurrou McWilliams em um carrinho adaptado nos últimos metros da prova.

McWilliams, 23 anos mais velho que o rapaz, participa há seis anos como guia nas corridas de Vandenberg. Integrantes de uma organização chamada myTEAM TRIUMPH, eles tiveram a ideia da troca de funções há cerca de seis semanas.

 

 

“Ele apontou para si mesmo, fez um movimento de empurrão e apontou para mim. Eu perguntei: ‘Então você quer me empurrar?’. Ele respondeu que sim”, relatou o guia.

A dupla ensaiou a cena algumas vezes antes da Green Bay Marathon, que poderia classificar McWilliams para a Maratona de Boston. O tempo de corte imposto pela organização de uma das provas mais tradicionais do mundo (3h25min no caso deles) era uma das preocupações do guia. Ele não sabia se teria uma folga no tempo para repetir o gesto com o garoto.

No fim das contas, McWilliams concluiu a maratona em 3h14min43s e garantiu sua vaga em Boston de maneira inesquecível: conduzido pelo garoto que costuma acompanhar nas corridas.

“Foi um momento surreal, provavelmente o mais emotivo que já tive com Jacob. Não sei se consigo traduzir em palavras”, resumiu o guia.

Assista ao vídeo!