Garoto com paralisia nasceu pra correr

Adicionada em 23 de março de 2016

Apesar de suas pernas não funcionarem como Reed Kotalik gostaria, isso não o impede dele fazer o que ele mais gosta na vida: correr. Diagnosticado com paralisia cerebral, o menino de 6 anos nascido no Texas, Estados Unidos, tem desafiado as probabilidades e surpreendido o mundo do atletismo. Em sua curta carreira de corredor, o pequeno já conquistou diversas medalhas em provas de pista.

Desde que nasceu, Reed teve que enfrentar uma série de obstáculos. Com apenas seis semanas de vida foi identificado que ele tinha um problema na laringe, o que o forçou a passar por terapias durante os seus dois primeiros anos. Além disso, o garoto tinha problemas para dormir e também uma alteração no pé esquerdo. Perto de completar cinco anos, veio, então, o diagnóstico de paralisia cerebral.

A notícia, contudo, parece não ter abalado Reed e sua mãe, que logo depois o inscreveu, a pedido do garoto, em uma corrida de rua de uma milha, quando conquistou seu primeiro troféu. Desde então, o garoto não parou mais de correr. Quatro meses depois, Reed estava competindo nos Jogos Olímpicos Juvenis, o AAU Junior Olympic Games, conhecido como o maior evento nacional multiesportivo para a juventude nos Estados Unidos. Ao final do campeonato ele levou para casa o ouro nas provas de 400 e 800 metros.

Hoje, a rotina do jovem corredor exige uma disciplina puxada para sua idade, mas que ele ama cumprir. Duas ou três vezes por semana, antes de ir para a escola, ele treina com um ex-atleta da universidade de Arkansas e, depois das aulas, faz um trabalho de fortalecimento muscular com fisioterapeutas.

Sua prova preferida é a dos 1500 metros, mas Reed também gosta de participar às vezes de corrida de rua, tendo já feito algumas provas de 5 km. Sua próxima meta é se qualificar novamente para os Jogos Olímpicos Juvenis que começam em julho, em Houston. Bem provável que mais medalhas vão vir por aí.

Para saber mais sobre o pequeno corredor, assista ao vídeo em que mostra a história de vida e a rotina de treino de Reed Kotalik.