FBR: os tênis sem calcanhar

Adicionada em 05 de fevereiro de 2019

A cada lançamento de um modelo de tênis, as marcas insistem em levar adiante “a revolução da corrida”. É o caso da FBR, uma marca nova fundada pelo espanhol Franc Beneyto, que é treinador, triatleta e fundamentalista da técnica da corrida perfeita. Tal técnica é baseada em que o primeiro contato do pé com o solo não acontece com o calcanhar, mas diretamente com o meio do pé ou a frente. Por mais estranho que pareça, é exatamente isso que ele fez com os tênis que desenvolveu – os modelos simplesmente não têm calcanhar.

A descoberta veio quando Beneyto leu sobre a técnica dos atletas africanos. “Eles falaram sobre o passo. Correram melhor e se machucaram menos. Então eu pensei que a solução poderia ser remover o calcanhar dos sapatos. Peguei uma faca, meus tênis, cortei o salto e fui correr. O resultado foi incrível: um sentimento de enorme potência, flutuabilidade. É aí que a FBR começou”, disse ao Marca.

O FBR NOA começou a ser produzido na Espanha em 2018, e até agora é o único. Beneyto afirma que pretende lançar em breve um modelo de competição.

FBR
Tênis sem calcanhar pode ganhar espaço na corrida?

O FBR NOA foi projetado apenas para o momento da corrida, já que usá-lo o dia todo seria desconfortável pela ausência de suporte no calcanhar. Os tênis estão à venda no site oficial da marca, por 139 euros (aproximadamente R$ 580).