Ex-morador de rua vence maratona de Roterdã

Adicionada em 15 de abril de 2013

O etíope Tilahun Regassa, de 23 anos, venceu neste domingo (14) a Maratona de Roterdã, na Holanda, uma das mais concorridas do mundo. A disputa, no entanto, era apenas a segunda participação em maratonas de Regassa, que começou a correr os 42 km em outubro do ano passado, na Maratona de Chicago. Na oportunidade, ele conquistou a terceira posição.

O tempo de Regassa, no entanto, não vai entrar para a história. O maratonista cruzou a linha de chegada na marca das 2h05min38, exatos dois minutos a mais que o atual recorde do queniano Patrick Makau Musyoki. A segunda colocação ficou com o também etíope Getu Feleke, seguido pelo queniano Sammy Kitwara. 

Regassa venceu a prova empunhando uma vida de superação. Segundo informações do jornal “Folha de São Paulo”, após a morte do pai, com quem morava desde os três anos de idade, o atleta, aos 15, se viu obrigado a trabalhar em uma pedreira. A remuneração, contudo, não era suficiente para tirá-lo das ruas, onde passou a morar.

O maratonista chegou a passar fome e conseguia comida batendo na porta de hotéis. Na época, acabou desenvolvendo um problema estomacal, que o persegue até hoje. Com a situação amenizada, Regassa voltou a correr após uma pausa de cinco anos. Virou especialista em meias maratonas, além de vencer circuitos de 5 e 10 km, e com Roterdã entra no seleto grupo de etíopes maratonistas.

Na disputa feminina, o lugar mais alto do pódio ficou com a queniana Jemina Jelagal (2h23min27), seguida pela etíope Abebech Afework e pela holandesa Hilda Kibet.