Reprodução/EndaFoto: Reprodução/Enda

Nova marca queniana promete tênis inspirados nos corredores do país

Adicionada em 31 de julho de 2017

O Quênia tem uma tradição mais do que notável no que diz respeito à corrida. Paul Tergat e Eliud Kipchoge são apenas alguns dos nomes mais famosos que iniciaram suas trajetórias no país africano. No entanto, a primeira marca queniana de tênis de corrida a ser montada inteira no país estreou somente no final deste mês de julho: Enda.

Enda, em suaíli, um dos dialetos falados no país, significa “vá”. “Se você está assistindo o final de uma corrida no Quênia, as pessoas estarão gritando ‘Enda, enda!’ aos atletas”, explica Weldon Kennedy, um ex-ativista social que se juntou com o advogado queniano Navalayo Osembo-Ombati para lançar a marca, em entrevista à Runner’s World.

Kennedy afirma que o único tênis lançado até agora, chamado de Iten, não é para qualquer atleta. “Ele se comunica diretamente com o estilo queniano de corrida. Ele é natural, leve e suave, combinando perfeitamente com dias de treino que você se sente a fim de correr 5 ou 7 km”, explica o criador. O modelo é inspirado e desenvolvido com base nos profissionais mais bem sucedidos do atletismo queniano. 

 

 

Já com uma demanda alta entre corredores, o Iten tem três cores disponíveis: vermelho, verde e preto – as mesmas da bandeira do Quênia. Kennedy comenta a necessidade de desenvolver uma indústria desse tipo na nação africana, já que a área não é explorada, apesar de reconhecida em todo o planeta. “Estamos focados em crescer aqui. Se olharmos para o mundo, exportar é comprovadamente a melhor maneira de diminuir a pobreza no país”.

A Enda ainda vai repassar uma parte do que receber na venda de cada calçado para comunidades de caridade locais. “Estamos fazendo isso porque nós realmente queremos ter uma relação mais próxima com a população. E se envolver por meio da educação é algo que nos deixa entusiasmados”, diz Kennedy.