Juliana CoutinhoFoto: Juliana Coutinho

Corrida ElesPorElas, da ONU, reúne 5 mil no Rio de Janeiro

Adicionada em 29 de maio de 2017

Direitos iguais para homens e mulheres, essa foi a proposta da primeira edição da corrida ElesPorElas, realizada no último domingo, no Rio de Janeiro. A corrida contou com os percursos de 5 km e 10 km e os participantes escolheram correr individualmente ou em duplas.

A corrida ElesPorElas, realizada pelo canal GNT em parceria com o Instituto Faz Sport  e a ONU mulheres, contou com a participação da atriz Sophia Abrahão e de Eleonora Mendonça (primeira a correr uma maratona pelo Brasil em Jogos Olímpicos).

Elas e os mais de 5 mil inscritos apoiaram o movimento mundial HeForShe (ElesPorElas), a favor da igualdade de direitos entre mulheres e homens. O evento contou ainda com atividades no palco e show da cantora Larissa Luz.

 

 

Eleonora Mendonça, que disputou os Jogos de Los Angeles, em 1984, falou sobre o evento. “Minha carreira de atleta já passou, mas eu quero continuar incentivando as pessoas e a iniciativa dessa campanha tem muito a ver com a minha carreira. Quando eu comecei não havia mulheres correndo, é lindo acompanhar essas mudanças todas”, declarou a ex-atleta.

Para a ONU Mulheres, as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza e a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. Por isso, criou o movimento ElesporElas (HeForShe) como um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos uma nova sociedade.