Atleta vence corrida do Empire State pela nona vez

Adicionada em 08 de fevereiro de 2018

Normalmente, as subidas são a parte mais temida de qualquer corrida de rua. Já imaginou uma prova que é apenas de subida? O conceito de corrida em escadas é muito difundido em alguns países e começou em um dos prédios mais famosos do mundo, com a Empire State Building Run Up em Nova York, a célebre corrida do Empire State.

Na noite da última quarta-feira, mais de 200 corredores competiram numa escalada pelos 1576 degraus do icônico cartão postal. A cingapuriana Suzy Walsham foi a mais rápida a terminar os 86 andares, com a marca de 12min55s,  e levou seu nono título. Entre os homens, o colombiano Frank Carreño liderou o pelotão, anotando 10min47s.

Walsham é a maior vencedora na história da corrida do Empire State, com nove títulos. E mesmo depois de todo o sofrimento físico aos 44 anos, ela não pretende parar: “Quero fazer essa prova pra sempre!”, disse ao Eu Atleta. Carreño, por outro lado, tinha experiência nas escadas de Chicago, Xangai e Paris, mas ainda não havia participado da Empire State Building Run Up.

Em sua 41ª edição, a corrida do Empire State apresenta um desafio sem precedentes para corredores de rua: a inclinação de suas escadas é de 65 graus, um absurdo quando comparada à famosa subida da Heartbreak Hill da Maratona de Boston, que tem 4,5 graus.

Para piorar, a competição não mantém um ritmo constante. Logo depois da largada, os atletas precisam brigar por um espaço no apertado acesso às escadas, e quem fica para trás precisa praticamente parar antes de enfrentar a longa escalada.

O esporte, conhecido como Towerruning, possui mais de 140 mil adeptos pelo mundo, de acordo com a Towerrunning World Association, e o número de competições desse tipo praticamente dobrou nos últimos três anos. A

organização mantém uma lista de seus melhores competidores em todo o planeta, em que Walsham e Carreño aparecem em primeiro e segundo lugares, respectivamente.