ShutterstockFoto: Shutterstock

Corrida de rua é mais popular do que basquete nos EUA

Adicionada em 25 de abril de 2018

Não é difícil concluir que os Estados Unidos, sede de três Major Marathons, são gigantescos no mundo da corrida de rua. Por ser um esporte acessível a praticamente todos os públicos, é natural que um país com grande população tenha também um alto número de corredores. A Nielsen, uma renomada empresa de marketing e pesquisa de mercado, decidiu traçar o perfil dos corredores norte-americanos.

A primeira estatística já impressiona bastante. 26% dos estadunidenses correram em algum momento no último ano, uma quantidade incrível quando comparada ao basquete, um dos esportes mais populares no país, nesse mesmo período: somente 9% da população participou de alguma partida, de acordo com o Statista. Entretanto, o nível de competitividade ainda é baixo — 5% dos adultos norte-americanos participam regularmente de provas, segundo a Nielsen.

Competitivos ou não, algumas tendências ficam claras entre os corredores, como a maior probabilidade de ser solteiro e nunca ter casado (38% a mais). A qualidade de vida também se mostrou relacionada à corrida de rua: os atletas tem maiores chances de serem formados (35%), de terem uma renda anual igual ou maior do que 250 mil dólares (39%) e de terem um emprego de período integral (27%).

No Brasil, ainda não existem dados muito concretos sobre o envolvimento da população com a corrida de rua. Um levantamento de 2016 feito pela Federação Paulista de Atletismo, entretanto, estima que 820 mil pessoas participaram de provas no estado de São Paulo – um número próximo de 2% da população do estado, ainda distante da cifra nos Estados Unidos.