Corrida acelera o envelhecimento?

Adicionada em 14 de agosto de 2014

Você já ouviu alguma vez que corridas de longa distância aceleram o envelhecimento? Essa dúvida fica martelando na sua cabeça vez ou outra? Fique tranquilo, tudo não passa de um mito.

Na realidade existem muitas lendas que envolvem a corrida de rua. Essa, por exemplo, surgiu porque os corredores que têm mais idade, geralmente, são mais magros e, por isso, a diferença na aparência do corpo e do rosto fica mais acentuada. No entanto, não é verdade que a corrida faz com que o envelhecimento chegue mais cedo. Ao contrário, correr com regularidade e com intensidade moderada deixa o sistema imunológico fortalecido.

leia_mais
icon texto_menor  CORRER AJUDA A PARAR DE FUMAR?
icon texto_menor  É NORMAL SENTIR COCEIRA APÓS A CORRIDA?
icon texto_menor  COMO PREVENIR LESÕES NA CORRIDA?

É claro que algumas pessoas defendem que fazer atividade física faz com que o organismo produza mais radicais livres. Isso é fato. Porém, os estudos nesse sentido apontam que aqueles que se exercitam vivem mais. E a produção de radicais livres acontece a todo o momento, não sendo um argumento forte para defender o envelhecimento como resultado da corrida. Mais: o exercício regular e de intensidade moderada produz entre 95% a 98% dos antioxidantes que combatem esses radicais livres. Por isso, a corrida regular e moderada não tem influencia neste quadro e traz enormes benefícios para o corpo humano.

Cuidado com a intensidade
Apesar de você não precisar se preocupar com o envelhecimento precoce por causa da corrida, saiba que deve manter a intensidade moderada. Se exagerar, tudo muda de figura. Qualquer atividade física feita com intensidade muito alta deixa o sistema imunológico mais baixo e, aí sim, você pode acelerar o envelhecimento.

Outro fator com o qual é preciso tomar cuidado: o sol. Se você não se proteger dos raios ultravioletas a sua pele ficará com aparência de mais velha do que de fato é, já que o “Astro Rei” é um grande destruidor de colágeno. Com a corrida ao ar livre não se pode brincar. Protetor solar, boné ou viseira, assim como os óculos escuros, são ótimas alternativas para se proteger. E se você quiser afastar de uma vez por todas a sombra do envelhecimento precoce, combine a corrida com outras atividades físicas de ganho de massa muscular.

(Fonte: Marcio Atalla é professor de Educação Física com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição)