Revista O2Foto: Revista O2

Estudo: uma hora de corrida acrescenta até sete horas de vida

Adicionada em 25 de maio de 2017

Emagrecimento, melhora da qualidade do sono e redução da ansiedade estão entre os benefícios proporcionados pela corrida. Um estudo elaborado nos Estados Unidos constatou que as vantagens da modalidade não param por aí, já que correr também aumenta a expectativa de vida.

O Instituto Cooper, situado em Dallas, descobriu que uma hora de corrida acrescenta sete horas à vida de uma pessoa. Os pesquisadores consultaram 55 mil pessoas e descobriram que a maioria dos corredores norte-americanos treina aproximadamente duas horas por semana. Assim, quem mantém essa média durante quatro décadas pode viver 3,2 anos a mais.

 

 

Duck-Chul Lee, professor da Universidade de Iowa, também nos Estados Unidos, diz que as somas não são infinitas. Independentemente das horas sobre o asfalto, o aumento da expectativa de vida não chega a quatro anos.

Correr ainda diminui o risco de morte prematura em 40%. Quem pratica esporte reduz 25% das chances de sofrer um ataque cardíaco.

Lee associa o aumento de longevidade ao estilo de vida saudável da maioria dos corredores. Sem excesso de peso notável e com a pressão arterial estável, é possível viver mais, garante o pesquisador.