Conheça o Hospeda Atleta, o Airbnb do esporte

Adicionada em 03 de maio de 2018

Quem está acostumado a viajar para competir sabe que escolher a hospedagem ideal nem sempre é tarefa das mais fáceis. A diária em um hotel pode extrapolar o orçamento, assim como a estada em um hostel não é a melhor opção para quem procura descanso. Pensando em conectar atletas dispostos a compartilhar experiências esportivas, o Hospeda Atleta surgiu como alternativa para os viajantes brasileiros que querem tranquilidade para manter o ritmo nos treinos a preços acessíveis.

Conhecido por alguns usuários como “o Airbnb do esporte”, o Hospeda Atleta iniciou suas operações em março e, desde então, já recebeu mais de 300 cadastros. Funciona de uma maneira similar aos outros serviços online de acomodações: uma pessoa oferece hospedagem a outra atleta em sua casa ou apartamento e estabelece um preço pela diária.

O diferencial é que o atleta-turista será recebido por alguém que também compartilha da paixão pelo esporte, o que torna a experiência mais agradável.

Os administradores do Hospeda Atleta avisam que a proposta não é voltada a quem não pratica esportes, mas permite que praticantes de diversas modalidades façam seus cadastros.

“Não há distinção se você é aquele atleta que vai para a praia jogar beach tennis aos domingos, pro futebolzinho na terça, que faz o pedal com os amigos no fim de semana ou se é um atleta profissional que treina várias horas por dia: todos que amam o esporte são atletas”, avisam.

“Acreditamos que há uma demanda grande por esse tipo de serviço. A preocupação com a saúde é latente, o que faz com que mais pessoas entrem no mundo do esporte. O exemplo mais comum é o da corrida de rua, que agrega mais adeptos a cada dia. São pessoas que já viajam e escolhem outras opções de hospedagem, mas acreditamos que o grande diferencial do Hospeda – manter treinos e ritmo enquanto viaja – é um atrativo forte que responde a uma demanda do mercado”, explica Aline Miranda, CEO do site.

 

 

Embora praticantes de todas as modalidades sejam permitidos, corredores de rua e triatletas correspondem atualmente a 55% dos cadastrados no site. Uma delas é a empresária Márcia Bina, triatleta que vive em Camboriú, em Santa Catarina, e oferece seu apartamento a outras pessoas através do serviço.

“Eu não tenho cadastro no Airbnb, mas gosto de receber pessoas que correm, pedalam e nadam. O meu intuito é conhecer pessoas. Por gostar de viajar, sei que esse tipo de serviço evita o constrangimento de chegar com uma bicicleta cara e perguntar se é seguro deixá-la do lado de fora de uma casa.

No Hospeda Atleta, a chance de saberem receber uma pessoa com um determinado equipamento é maior”, diz a empresária.

O Hospeda Atleta cobra uma taxa de 10% a cada reserva feita. Atualmente, Balneário Camboriú, São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior parte das experiências e hospedagens.