ReproduçãoFoto: Reprodução

Sem guia, canadense cega conclui ultramaratona de 500k em 8 dias

Adicionada em 25 de julho de 2018

Percorrer os 500 km da ultramaratona Vol-State, na qual o participante cruza o estado americano do Tennessee correndo, é um feito para poucos. Dos 117 corredores que começaram a edição deste ano, 83 terminaram. Uma das concluintes foi a canadense Rhonda-Marie Parke. Cega, ela passou por colinas, estradas, rios e vales sem a orientação de um guia e completou seu desafio na última sexta-feira (21), depois de rodar por oito dias, 16 horas e 25 minutos. “Este é meu aniversário de 40 anos, então eu queria fazer algo grande”, disse.

Na Vol-State, a organização exige que os corredores percorram pelo menos 50k por dia – uma forma de assegurar que os atletas encerrem suas participações em até dez dias. Durante o trajeto, pacers não são permitidos e não há postos de socorro.

É o corredor que precisa definir o que vai comer, como conseguirá água e onde terá algumas horas de sono. No trajeto, é possível encontrar animais selvagens. Alguns moradores do estado do Tennessee, conhecidos como “anjos” pelos participantes, oferecem ajuda, sombra, água e abrigo.

O objetivo da canadense ao se inscrever na Vol-State era conscientizar a sociedade sobre os desafios diários enfrentados pelas pessoas com alguma deficiência. Na maior parte do percurso, ela correu com uma bengala branca e um colete em que era possível ler a palavra “cega”.

 

 

“O que fica para Rhonda é uma incrível aventura de oito dias, 16 horas e 25 minutos, repleta de desafios e lutas. Mas a persistência e o desejo de mostrar ao mundo que pessoas com deficiência deveriam ser incluídas no esporte a levaram a seguir em frente e encarar a dor e o medo”, escreveu Chris Mintz, que administra as redes sociais de Parke, em sua página no Facebook.

“Todos devem ter o direito de perseguir sua própria linha de chegada. Para que isso aconteça, todos devem ter o direito de se posicionar no começo”, lembrou.

Parke ficou com a 61ª colocação. O vencedor da Vol-State foi Grant Maughan, que concluiu os 500 km em três dias, 22 horas, 2 minutos e 59 segundos. A mulher mais veloz foi Rhoda Smoker, com a marca de quatro dias, 12 horas, 5 minutos e 35 segundos.