DivulgaçãoFoto: Divulgação

Caminhada alerta para a Síndrome de Prader-Willi

Adicionada em 03 de maio de 2018

No próximo domingo será realizada a 3° Caminhada Contra a Obesidade na Síndrome de Prader-Willi, em São Paulo. O evento, marcado para a Avenida Paulista, faz parte de uma mobilização pública com indivíduos com a Síndrome de Prader-Willi (SPW), familiares e profissionais da área da saúde e amigos.

O evento terá início às 9h com uma concentração para divulgar informações sobre a síndrome. Em seguida, será feita a caminhada na Avenida Paulista. Ainda haverá brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, chamando a atenção para a importância do exercício físico e da alimentação saudável especialmente para esse grupo de pessoas.

A SPW é um distúrbio genético que afeta o apetite, crescimento, metabolismo, cognição e o comportamento da pessoa. As questões mais preocupantes, no entanto, são a falta de saciedade e o metabolismo lento, que podem levar ao consumo excessivo de alimentos e consequentemente a obesidade. Quem tem a Síndrome Prader-Willi necessita de uma intervenção médica multidisciplinar e o controle da alimentação.

 

 

Segundo Patrícia Salvatori, uma das organizadoras do evento, embora seja considerada “rara”, a SPW é a causa genética mais comum de obesidade mórbida infantil identificada até hoje. “Informar a sociedade, capacitar profissionais da saúde e divulgar a Síndrome de Prader-Willi são objetivos fundamentais para melhorarmos a qualidade de vida de quem tem SPW no país”, afirma Patricia. “E a Caminhada é uma ótima oportunidade para isso!”, completa.

De acordo com Gabriella Lemmers Vieira, presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi – SPW Brasil , ainda não existem números oficiais de brasileiros com a Síndrome de Prader-Willi. Estima-se que uma em cada 12 mil a 15 mil pessoas tenha SPW.

O grupo também realiza eventos no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte nas próximas semanas. No dia 27/05, o Rio receberá a 4° edição da caminhada, Brasília a 2° edição e BH a 1°.

Programação completa do evento:

Local: Concentração na Av. Paulista, em frente ao MASP.

Horário: 9h às 12h.
Camisas no local!

9h – Concentração
Venda de Camisetas
Distribuição de balões
Distribuição de panfletos
Presença dos Super-heróis – Grupo SHA

9h30min – Brincadeiras com a Oficina de Arteiros

10h30min – Caminhada na Paulista 

11h – Aula de Dança com a Cia. Dance Mais

11h30min – Foto Oficial
Hidratação (água e água de coco) e fruta para os pacientes
Inscrição de associados
Informações médicas e nutricionais com a equipe do ICR.

12h – Encerramento