Toby MelvilleFoto: Toby Melville

Caio Bonfim: atleta da marcha atlética é flagrado no doping

Adicionada em 20 de julho de 2018

É oficial depois de quase um ano de processo. A Unidade de Integração de Atletas anunciou sexta-feira (20) a suspensão de seis meses por doping, do atleta de marcha atlética Caio Bonfim, por uso de Bumetanida, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Apesar de ter sido punido por seis meses, o brasileiro não perdeu a medalha que conquistou no Mundial. Caio Bonfim foi bronze na prova de 20 km de marcha atlética no Mundial de Atletismo, e conquistou o feito de levar o Brasil pela primeira vez ao pódio da modalidade, em um evento de grande porte. Ele voltará às competições em setembro, já que a suspensão passou a contar a partir de 1 de março.

Os diuréticos são usados por vários motivos, desde acelerar a perda de líquido até para mascarar a ingestão de outras substâncias ilegais. O atleta foi testado em maio deste ano, antes de um evento na Espanha em que terminou na sexta posição.

O advogado que o defendeu, Marcelo Franklin, alegou contaminação cruzada de um dos quatro suplementos manipulados que o atleta usa. A Unidade de Integração de Atletas atua com total independência, não sendo subordinada à IAAF.