DivulgaçãoFoto: Divulgação

Estrelas dentro e fora da pista: Bolt e Mo Farah ganham constelações

Adicionada em 20 de dezembro de 2017

Muitas lendas contam que, ao olhar para as estrelas, estamos observando os guerreiros e heróis de um passado distante. Agora, graças à Universidade de Birmingham, é possível dizer que os mitos dos dias de hoje também estarão brilhando no céu. Ícones do esporte como Usain Bolt e Mo Farah ganharam as suas próprias constelações como homenagem dos astrônomos da universidade.

Os desenhos imaginários retratam a famosa pose de “raio” do recordista mundial de 100m e 200m. Mo Farah, medalhista olímpico e recentemente eleito atleta britânico do ano pela BBC, está representado por um “M”, simulando a sua comemoração tradicional. O atletismo não é o único que recebeu essa homenagem: a raquete de Serena Williams, os óculos de Harry Potter e o livro de Malala Yousafzai também estampam o ceú no projeto britânico.

 

Constelação

 

Ao todo, o projeto “Look Up To The Stars” (Olhe Para as Estrelas) introduziu oito constelações com referências modernas durante a Big Bang Fair, uma feira de ciências com temática espacial. Como uma pesquisa indicou que 72% das crianças entrevistadas nunca haviam olhado para o céu em busca de uma constelação, concluiu-se então que as tradicionais histórias gregas e romanas já não eram mais suficientes para chamar a atenção dos jovens.

Apesar das constelações não serem reconhecidas pela União Internacional de Astronomia, a sua criação seguiu todos os metódicos processos de mapeamento do céu. Os cientistas esperam que a iniciativa motive a próxima geração de astrônomos a se interessar pelas estrelas. De acordo com o Diretor de Comunicações da Big Bang Fair: “Admirar as estrelas é uma ótima maneira de inspirar os jovens a descobrir mais sobre o universo”.