Bao LabFoto: Bao Lab

Pesquisadores criam adesivo capaz de medir exercício e sono pela pele

Adicionada em 09 de setembro de 2019

Pesquisadores da Universidade de Stanford criaram um adesivo corporal capaz de coletar informações de variáveis fisiológicas e, assim, medir a resposta do corpo a exercícios e a qualidade e distúrbios do sono. O BodyNet, como é chamado, foi pensado justamente para auxiliar pessoas que sofrem com apneia do sono.

O adesivo coleta as informações da pessoa em contato com a pele, através de uma variação de radiofrequência, e transmite os dados para um receptor instalado especialmente na etiqueta da roupa. Este, por sua vez, envia os dados, via Bluetooth, para o celular, em que é possível acompanhar os resultados.

O BodyNet foi desenvolvido por uma equipe de 14 pesquisadores ao longo de três anos de trabalho. Um dos principais desafios foi a criação dos sensores da etiqueta nas roupas, que usam tecnologia semelhante ao de portas de hotel sem chave.

“Em breve será possível reunir dados fisiológicos sem interromper o comportamento normal de uma pessoa”, diz a líder do projeto, Zhenan Bao.

De acordo com os pesquisadores, o primeiro uso do BodyNet deve ocorrer em pacientes que tenham problemas cardíacos ou de sono, para investigar dados fisiológicos ao longo do dia.

Braço com um aparelho adesivo
Divulgação: Bao Lab

Além da tecnologia, um dos principais trunfos do BodyNet é o conforto gerado ao usuário. Os pesquisadores desenvolveram o equipamento em um adesivo de borracha, que pode ser dobrado conforme o movimento da pessoa que o utiliza.

O adesivo ainda precisa passar pela aprovação da FDA, agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, antes de chegar ao mercado. A ideia dos desenvolvedores é que o aparelho possa fazer check-ups constantes de saúde em seus usuários.