Lesão ou "migué"? Bekele abandona Maratona de Amsterdã no km 40

Adicionada em 22 de outubro de 2018

Kenenisa Bekele teve uma participação incomum na Maratona de Amsterdã, disputada ontem (21). O fundista etíope chegou a liderar a prova, mas abandonou a disputa no km 40, a menos de 2 km da linha de chegada, e levantou uma série de dúvidas sobre seu rendimento.

Bekele, que liderou a prova no km 29, já havia corrido por mais de 2h quando, de repente, pausou seu frequencímetro, levantou a fita que isola os participantes do público e saiu caminhando pelas ruas da capital holandesa.

Jos Hermens, agente de Bekele, se apressou para dar uma justificativa à imprensa que acompanhou a Maratona de Amsterdã. Segundo ele, o fundista pisou em uma pedra durante um treinamento, há cerca de três semanas, e sentia um incômodo no quadril desde então. Questionado sobre as razões de a lesão não ter prejudicado Bekele nos primeiros 30 km, Hermens afirmou que a lesão se agravou a partir do momento em que os outros corredores do pelotão de elite aumentaram o ritmo no último terço da prova – justificativa que não convenceu os jornalistas. Bekele preferiu não conversar com a imprensa.

via GIPHY

“Ele terminaria a prova em 10º, correndo provavelmente em 2h10min. Você queria que ele se sacrificasse por mais 2 km? Não, não. Ele já estava caindo de ritmo entre os km 35 e 40. Não adiantou. Estava ficando cada vez pior”, afirmou Hermens.

Desde sua vitória na edição de 2016 da Maratona de Berlim, onde registrou a marca de 2h03min03s, Bekele, hoje com 36 anos, abandonou três das cinco maratonas que disputou. Hermens, no entanto, garante que o atleta não perdeu o interesse pela modalidade.

“Ele estará pronto para uma boa maratona em 2019, estou confiante nisso. Olhando para a preparação e o que ele mostrou, estou convencido que ele ainda pode fazer tempos rápidos”, finalizou o agente.