Bekele debuta em maratonas na prova de Paris

Adicionada em 09 de janeiro de 2014

Recordista mundial do 5 e 10 km, o etíope Kenenisa Bekele, 31, fará sua estreia nas provas de 42 km na Maratona de Paris, na França, no próximo dia 6 de abril. Desde 2011, quando voltou de uma lesão, seus resultados não foram os mesmo nas suas distâncias preferidas – nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, por exemplo, ele foi apenas o quarto colocado.

Porém, seu desempenho em provas mais longas – e fora da pista – estão melhorando. Em setembro do ano passado, na meia-maratona Great North Run, ele travou uma incrível batalha pela vitória contra o britânico Mo Farah e o seu compatriota Haile Gebrselassie. No final, cruzou a linha de chegada na frente.

De acordo com o site oficial da Associação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Bekele está fazendo treinos de até três horas todas as semanas. Seu objetivo é um só: vencer a Maratona de Paris.

O atleta afirmou em entrevista ao site que não sabe qual será o tempo que completará a prova – o recorde na capital francesa pertence ao queniano Stanley Biwott, em 2012, com o tempo de 2h05m12s.

Segundo seu treinador, Jos Hermens, um bom resultado em Paris pode significar que Bekele focará suas atenções para a maratona das Olimpíadas do Rio, em 2016.