Crise sem fim: Federação de Atletismo ameaça banir Rússia da entidade

Adicionada em 07 de março de 2018

As consequências devido ao doping generalizado do Atletismo da Rússia parecem não ter fim. Segundo a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o Conselho da entidade concordou, caso as promessas não sejam cumpridas, em excluir definitivamente a equipe russa.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe, declarou que os dirigentes se reunirão em julho para discutir novas punições à Rússia. Além dessa, que seria uma pena drástica para o país, eles não descartam a permissão dos russos de participarem das competições como neutros. Segundo a força-tarefa da IAAF, a federação russa ainda não provou que novos casos de doping com atletas e treinadores possam ser evitados. 

Uma das condições impostas pela Federação Internacional de Atletismo para que a Rússia seja 100% readmitida na entidade é que ela reconheça as descobertas feitas nos relatórios McLaren e Schmid, que resultaram em todas as investigações. Os russos não aceitam as descobertas.

 

 

“Está inteiramente nas mãos da Rússia e da liderança russa como eles querem lidar com o reconhecimento dos relatórios apresentados pela McLaren e Schmid”, disse Rune Andersen, presidente da força-tarefa da IAAF. Segundo ele, é inviável readmitir os russos sem esse reconhecimento. 

A proibição dos atletas russos em competições internacionais no atletismo começou em 2015, quando foram encontradas evidências de doping protegido pelo Estado. Nos Jogos Olímpicos de 2016, os russos que participaram não defenderam a bandeira de seu país.  

A federação russa ainda não se pronunciou sobre essa possível punição.