divulgaçãoFoto: divulgação

Atleta quebra recorde mundial ao fazer maratona sub-3h 40 anos depois

Adicionada em 02 de março de 2017

Foram precisas 2h56min16s para que o inglês Steve Smythe, 58 anos, completasse a Maratona de Sevilha, na Espanha, em fevereiro. Apesar de o tempo ser muito bom, o que torna o feito tão especial e digno de recorde mundial é que se passaram mais de 40 anos desde que o atleta conquistou, pela primeira vez, o feito de completar uma maratona sub-3h.

A marca anterior era de 39 anos e 365 dias, do americano Antonio Arreola, conquistada em dezembro de 2016 (confira a lista completa). Agora, com o resultado de Steve, passou a ser de 40 anos e 119 dias o tempo mais longo entre a primeira e a última maratona sub-3h. “Acho que alguém logo acabará quebrando”, disse o corredor em entrevista a Runner’s World.

 

 

Sua primeira maratona sub-3h foi em 1976, quando ele tinha 18 anos. Na ocasião, ele cruzou a linha de chegada em 2h54min42s. Mais de quatro décadas depois, como mostra seu resultado mais recente, o atleta não diminuiu quase nada o seu ritmo. Nesse meio tempo, claro, houve resultados melhores. Seu recorde pessoal é de 2h29min42s, em 1981.

“Eu tive sorte dessa vez, pois não me machuquei nos últimos cinco anos”, disse ao site Athletics Weekly. “Corri 80 milhas (cerca de 128 km) por semana durante mais de três meses, o que não é muito perto do que fazia antes, mas bastante para alguém que já passou dos 50”.

Em abril, Steve vai enfrentar a Maratona de Londres, como faz todos os anos, e espera acrescentar mais alguns dias ao recorde mundial. E no ano que vem, após completar 60 anos, ele sonha em cravar mais um sub-3h.