divulgaçãoFoto: divulgação

Adidas lança tênis de fibra biodegradável

Adicionada em 18 de novembro de 2016

Dando continuidade aos seus lançamentos sustentáveis, a Adidas acaba de apresentar o protótipo do primeiro tênis feito com fibra Biosteel®, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável. Feito em parceria com a empresa de biotecnologia AMSilk, o produto foi anunciado durante a conferência Biofabricate, que aconteceu nesta quinta-feira (17), em Nova York.

De acordo com a marca, a fibra do Futurecraft Biofabric, como foi chamado o calçado, é 15% mais leve do que as fibras sintéticas convencionais, e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis. O tênis pode ser decomposto em 36 horas em um processo 100% natural se colocado em água com uma alta concentração de uma certa enzima de digestão.

Considerando que um tênis de corrida tem uma durabilidade – entre 600 e 700 km –, a proposta de criar um calçado biodegradável é muito interessante. Contudo, ainda não existe previsão de quando o produto será disponibilizado no mercado. 

O lançamento do Futurecraft Biofabric ocorreu logo após a empresa anunciar a comercialização do UltraBOOST Uncaged Parley, criado com resíduos plásticos retirados do oceânico. “Esse é mais um passo com o nosso compromisso de redefinir a indústria do esporte”, declara o vice-presidente de criação estratégica da adidas, James Carnes.