Divulgação/AdidasFoto: Divulgação/Adidas

Futurecraft 4D: Adidas aposta em tênis para revolucionar mercado

Adicionada em 11 de abril de 2017

A Adidas quer revolucionar o mercado de tênis de corrida. E, para isso, aposta no Futurecraft 4D. Criado em parceria com a Carbon, empresa que trabalha com softwares e ciência molecular, o modelo inicia o projeto da gigante alemã para a criação de uma linhagem de tênis feita sob medida, com menor desperdício de matéria-prima.

E como isso impacta o consumidor? As diferenças devem ser notadas já a partir da maneira como o tênis de corrida deve ser escolhido. Em vez de ir até uma loja para escolher um tênis que se adapte ao seu pé, o corredor passará por um processo semelhante ao que é utilizado com atletas de ponta.

 

 

Um scanner 3D desenvolvido no acordo com a Carbon fará a leitura do pé, além de outras medições necessárias, trazendo uma entressola e um cabedal personalizados para o comprador. Assim, protótipos e acertos posteriores à produção ficarão para trás.

O atendimento específico para as necessidades de cada atleta em relação a movimento, amortecimento, estabilidade e conforto é possibilitado por uma tecnologia batizada como Síntese de Luz Digital, que utiliza resina líquida na produção do calçado – componente que, segundo os pesquisadores da Adidas e da Carbon, traz mais flexibilidade e leveza durante as passadas.

Deve levar algum tempo para que o novo processo seja testado pelo consumidor. A marca alemã informa que 300 pares do Futurecraft 4D chegam ao mercado neste mês, seguidos por mais de 5 mil pares para varejo na próxima temporada. A produção em maiores escalas do tênis de corrida, no entanto, fica para o futuro.