Adidas anuncia o 4DFWD, lançamento com entressola 3D

Adicionada em 14 de maio de 2021
Mais em Corrida de Rua

Inovação. É com essa palavra que a Adidas busca apresentar o seu mais novo modelo de corrida, o 4DFWD. A sigla FWD corresponde a palavra “forward”, que em inglês significa “pra frente”, “adiante”, e é exatamente isso que o tênis quer proporcionar.

Produzida inteiramente por meio de impressão 3D, a entressola do futuro modelo utilizou dados de milhões de corredores e criou um design feito sob medida para proporcionar uma corrida diferente de outros calçados.

De acordo com o vice-presidente da área de running da Adidas, Alberto Uncini Manganelli, o 4DFWD tem como objetivo “fazer o ato de correr mais fácil e simples”, e por isso mesmo que é um tênis neutro que abrange boa parte dos corredores.

Confira outros tênis da Adidas em nosso Guia do Tênis

Em entrevista exclusiva, que você pode acompanhar na íntegra a transcrição abaixo, Alberto explica que o calçado teve uma abordagem ousada, de agradar tanto corredores mais rápidos quanto os mais lentos.

O entressola compõe uma estrutura de treliça, que utiliza da física para transformar a força vertical da passada do corredor em um deslocamento horizontal, ajudando a poupar o atleta durante a corrida e o impulsionando a frente. O material impresso da entressola é 39% bio-based, tornando o tênis sustentável.

Além das novidades no entressola, o cabedal do tênis é feito em Primeknit com material feito parcialmente de poliéster reciclado. Inclusive, uma das metas da marca alemã é que até 2024, 100% do poliéster utilizado pela marca seja reciclado.

O 4DFWD começa a ser disponibilizado na cor preta e vermelha, já agora no dia 15 de maio, em quantidade limitada, por R$1.299,99 exclusivamente em adidas.com.br.

Abaixo você pode conferir o papo exclusivo de Alberto Uncini Manganelli, vice-presidente global da área de running da Adidas, com a equipe do O2 Corre:

 

O2 Corre: Para qual tipo de corredor é o 4DFWD?

Alberto Manganelli: “O 4DFWD é de uma tecnologia muito diferente da que a gente tem no mercado, do que a Adidas tem no mercado e do que existe em outras marcas. É uma experiência, uma tecnologia diferente, não há nada como ele.

Em termos de tecnologia, o grande benefício do modelo é fazer o ato de correr mais fácil e simples. Então, na verdade, está direcionado a uma boa parte dos corredores, e atende corredores do estilo heel strike e midfoot strike, basicamente 90% de quem corre.

É um produto de performance bem forte, ele possui essa “mágica” de transformar força vertical em um deslocamento horizontal. Usar a força da gravidade e aproveitá-la em benefício do corredor ajuda a todos a aproveitarem mais o esporte.

É uma abordagem ousada em termos de preferência do consumidor, testamos diferentes tipos de corredores, dos mais rápidos aos mais lentos, e tornar a corrida mais fácil é algo atraente a todos.”

 

O2: A tecnologia do 4DFWD estará disponível em tênis de placa de carbono, como no Adios Pro?

AM: “No momento, a singularidade do entressola do 4DFWD tendo sido desenvolvido a partir de pesquisas com atletas e por impressões 3D foi para providenciar a experiência dos tênis de carbono por si só. Portanto, ele não precisa de nada adicional para proporcionar ao consumidor uma corrida fantástica.

Não posso excluir a possibilidade de que no futuro possa ser combinado com tecnologias adicionais, mas no momento ele é autossuficiente para entregar os benefícios para os quais foi produzido. Essa é a beleza dele, tem um design feito sob medida a partir de dados de milhões de corredores. Não precisa de nenhuma característica adicional para desempenhar o seu papel.”

 

O2: Qual o maior impacto do  4DFWD no mercado de tênis de corrida e em como os tênis são feitos?

AM: “O que fizemos foi criar algo que não existia, então isso é parte da inovação e criatividade da Adidas. É um processo de fabricação que ninguém mais consegue providenciar na escala necessária, é uma experiência de corrida que nenhum tênis do mercado consegue prover no sentido de não ter nenhuma sensação parecida. Esperamos que isso seja significante, esperamos que isso mude de vez o jogo em termos de experiência do consumidor.

Imagine que você pudesse voltar no tempo, e pense no mercado sem a tecnologia Boost. Hoje você vê o Boost sendo algo tão significativo, e você enxerga muitos tipos de produtos que se parecem muito, mas que tem a tecnologia da Adidas como referência em retorno de energia.

O 4DFWD está criando um novo capítulo, uma nova tecnologia, uma nova experiência para uma necessidade e sentimentos diferentes de corrida. Eu corri 10km no sábado e 10 km no domingo com ele, e contei pra equipe minha experiência e apesar de ser suspeito para falar por fazer parte do projeto, eu me senti impressionado correndo.

O tênis possui todo um conceito de criar um amortecimento que faz com que você continue. Eu tenho 88 quilos, então imagine a minha força de gravidade que agora não se configura contra mim, mas ao meu favor. É simplesmente inacreditável.”

 

O2: Qual a previsão de lançamento para o Brasil?

AM: “Acredito que no meio para o final de Maio teremos o primeiro lançamento da edição em preto e laranja. À medida que chegarmos perto do final de Junho teremos a segunda cor do tênis, branco e vermelho, feita especialmente para as Olimpíadas, será o tênis que vocês verão nos pódios. Em agosto será lançada a maior parte dos modelos, já com novas cores e com uma campanha maior ainda.

Muito diferente do que foi praticado no passado, ao longo do desenvolvimento da tecnologia o consumidor ia se interessando junto pelo produto. Agora, o tênis está projetado para os corredores de alta performance, otimizado para o corredor e esperamos que tenha um investimento e campanha significativos.”

Adidas 4DFWD

Categoria: Performance

Pisada: Neutra

Peso: 333g (41 masculino)

Drop: 11,3mm

Valor: R$1299,99

Finalidade: Treinos diários e corridas de curtas e longas distâncias