Tênis de corrida: conheça tudo sobre os seus

Adicionada em 30 de janeiro de 2014

Os tênis são os melhores amigos do corredor. Sem a dupla nos pés, muita gente jamais praticaria esse esporte. Você conhece bem o seu amigo? Sabe como cuidar dele para que dure mais? E o momento certo de trocar de parceiro e qual novo companheiro escolher? Descubra um pouco mais sobre esse importante item na vida de um corredor.

Qual é a função do tênis de corrida?

Os calçados desenvolvidos para esse esporte têm duas funções básicas: proteger os pés e pernas do esforço das corridas e permitir que o corredor desenvolva o máximo do seu potencial. Esse tipo de tênis é projetado para dispersar o impacto que o atleta recebe constantemente no calcanhar, quando os pés tocam no solo a cada passada. A força desses choques chegam até três vezes o peso do corredor, por isso o sistema de amortecimento deve ser muito eficiente, capaz de evitar lesões para os tornozelos, joelhos, entre outras partes. Outro fator indispensável é a flexibilidade na parte frontal do solado. Isso melhora a aderência, aumenta a sensibilidade e garante conforto.

Como escolher o tênis certo?

As pessoas têm três tipos diferentes de pisadas:

Para saber qual é o seu tipo de pisada, algumas lojas especializadas e clínicas de medicina esportiva já fazem o teste – conhecido como baropodometria.

Após saber se você é pronador, supinador ou neutro, escolha um tênis certo para a sua pisada. O Guia do Tênis traz alguns modelos.

Como é a estrutura do tênis de corrida?

O tênis de corrida é formado por cabedal, palmilha, entressola, médio-pé, sola externa, calcâneo e antepé. Se esses nomes não te dizem muita coisa, vale a pena a consulta de cada item.

Cabedal – Corpo do calçado, a parte que cobre o pé.

Palmilha – Camada, muitas vezes removível, em contato com o pé acima da entressola e que mantém o pé corretamente posicionado dentro do calçado — é possível fazê-la sob medida.

Entressola – Localizada entre o cabedal e o solado, controla o amortecimento e os movimentos do calçado.

Médio-pé – Produzido em material resistente, forma uma armadura para dar estabilidade. Sola externa_ Fabricada com diversas camadas, age conforme as necessidades de cada parte do pé.

Calcâneo – Responsável pela estabilidade, amortecimento e impulsão.

Antepé – Com o bico levantado para facilitar o movimento da passada, dobra naturalmente a parte da frente do tênis.

Como limpar o tênis?

100% Seco – Após cada treino, deixe o tênis em área ventilada e à sombra, com o solado para baixo. Só não tente acelerar o processo com secador de cabelo, na secadora de roupas ou diretamente no sol, para evitar deformação e ressecamento de espumas e borrachas. O calçado úmido se deteriora mais rápido, até porque suor tem potencial corrosivo.

Trato sem água – Se você correu na chuva ou na areia e grama úmida, limpe seu tênis com uma escova macia. O processo de esfregar, molhar, secar e torcer pode prejudicar o cabedal e o sistema de amortecimento. Prefira um pano úmido no cabedal (dentro e fora) e escova com água e sabão neutro na sola. A palmilha e o cadarço podem ir ao tanque.

Limpeza geral – Se faltar tempo, leve seu tênis à máquina numa bolsa especial, feita em poliéster resinado furado e revestida internamente com  escovas. Evite artigos de limpeza, como sabão em pó, amaciantes e alvejantes, que podem reduzir sua vida útil. Deixar de molho nem pensar. No  máximo, passe-o por baixo de água corrente.

Direto na máquina – Tenha sempre mais de um par de tênis disponível. A vantagem de não ser fiel a um único modelo é não ter de ficar em casa durante as 24 horas mínimas de descanso do tênis. Esse tempo é necessário para que a borracha da sola volte ao tamanho original e o calçado recupere suas propriedades de amortecimento.

Quanto tempo dura o tênis?

Todos os calçados de corrida têm uma vida útil e, depois, perdem as propriedades de amortecimento e precisam ser substituídos. Os fabricantes costumam marcar em 300 e 600 km o limite de um tênis, mas o valor pode variar de acordo com o modelo e com o perfil usuário. O ideal é controlar a quantidade de quilômetros percorridos com o item e, a qualquer sinal de incômodo, aposentá-lo.