Por dentro do Hovr, a tecnologia da gravidade zero da Under Armour

Adicionada em 25 de junho de 2018
Mais em Gravidade Zero

A Under Armour entrou para valer no mercado de tênis para corrida de rua. E a principal aposta da marca é seu novo sistema de amortecimento, chamado Hovr. Ele funciona com a combinação de dois elementos: a entressola de OBC, um polímero desenvolvido pela multinacional Dow Chemical, e a Energy Web, uma tecnologia proprietária da empresa esportiva.

O OBC é a matéria-prima da entressola dos modelos Hovr Phantom e Hovr Sonic. Desenvolvido pela Dow com uma combinação específica de polímeros, graças a uma tecnologia própria chamada Infuse, ele tem retorno de energia maior do que os materiais que geralmente são utilizados em sistemas de amortecimento: o tradicional EVA e o E-TPU.

Para potencializar as propriedades do material, a Under Armour desenvolveu a Energy Web, uma rede de tecido que envolve o OBC e assim controla sua deformação com o impacto das passadas, melhorando o retorno de energia. É a combinação do retorno de energia com a capacidade de amortecimento que promove a sensação de “gravidade zero”.

Nos testes realizados pela Dow Chemical durante o desenvolvimento do OBC, o novo material apresentou resultado significativamente melhor de retorno de energia do que o EVA, espuma mais comumente usada nas entressolas de tênis de corrida, e do E-TPU, que passou a ser utilizado em calçados nos últimos anos.

Outra vantagem que o sistema de amortecimento Hovr deve oferecer sobre seus principais concorrentes é a durabilidade, já que o material utilizado pela Under Armour tem maior resiliência. Ou seja, ele mantém suas propriedades de recuperação de forma, amortecimento e retorno de energia por mais tempo do que os materiais padrão do mercado.

A plataforma de amortecimento Hovr está presente em dois modelos no mercado global, o Hovr Phantom e o Hovr Sonic. Os dois podem ser comprados no e-commerce da Under Armour.