Viseira, aliada do corredor para a Golden Run Salvador

Adicionada em 14 de fevereiro de 2018
Mais em Corrida pelo Ouro

Além da organização primorosa e dos percursos rápidos, o que contribui para a formação do alto conceito que a ASICS Golden Run tem entre os corredores, a composição dos kits é outro fator que estimula a inscrição na prova. A viseira, parte integrante do material do atleta, por exemplo, é particularmente útil para provas como a de Salvador.

Quer participar da ASICS Golden Run Salvador? Inscreva-se no site!

A etapa de Salvador é a primeira do circuito – está marcada para 15 de abril. Mesmo fora do verão as temperaturas na capital baiana podem ser altas, o acessório se torna um aliado em provas de longa distância.

“A viseira é muito importante para proteger os olhos. É especialmente útil para quem vai correr provas mais longas, como as meias e maratonas. Muitos corredores se sentem desconfortáveis com alguns acessórios. Os bonés, mesmo os mais modernos, com tecido mais fino, abafam muito a cabeça”, diz Ulisses Pinto de Carvalho Neto, dono da Authentic Run, uma das assessorias de corrida mais tradicionais da capital baiana, em atividade desde 2004.

O treinador salienta que o uso da viseira não desobriga os atletas a utilizarem o filtro solar, já que a sombra gerada não cobre o rosto todo. Mas por sua função, de proteger os olhos do sol, o acessório é reconhecido por atletas de todos os níveis.

“A viseira é mesmo a preferida dos corredores. Dos 4 mil inscritos que deveremos ter na ASICS Golden Run, acho que uns 70% vão utilizar esse acessório”, afirma Carvalho Neto.

Para correr provas no calor, como deve ser a ASICS Golden Run Salvador, a escolha do restante do equipamento também é importante. Os shorts podem ser curtos, para melhorar a ventilação, ou de compressão, que podem ser utilizados para carregar água ou gel de carboidrato pelo percurso.

“Há grande apelo popular para as bermudas de compressão, que não te dão assaduras. Eu tenho duas da ASICS e sempre as visto. A costura é feita de acordo com o direcionamento da fibra muscular, e deixa a musculatura com mais firmeza. Nos bolsos, dá até para carregar um copinho d’água, o que é ainda mais fundamental para correr sob altas temperaturas”, avalia o treinador do grupo baiano.

As meias de compressão, ao contrário do que pode se imaginar, também ajudam o corredor em situações de calor extremo, apesar de serem mais longas do que as tradicionais. Elas impedem a vibração da musculatura e as lesões decorrentes disso. Também contribuem para o retorno venoso, o que acelera a recuperação após provas longas. As camisetas mais indicadas são as de manga curta ou regatas.

Quer participar da ASICS Golden Run Salvador? Inscreva-se no site!