Divulgação/AsicsFoto: Divulgação/Asics

Golden Run: vale a pena variar o tênis nos treinos para a prova?

Adicionada em 27 de abril de 2018
Mais em Corrida pelo Ouro

A escolha do tênis para uma corrida, e suas fases de treinamento, são parte importante do planejamento da maioria dos corredores. Para a preparação de provas de longa distância, como a ASICS Golden Run BH, não é diferente. A corrida, que dá uma volta na Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos da capital mineira, tem ótimo clima e altimetria para quem busca um recorde pessoal.

Alguns treinadores recomendam ter à disposição modelos de características diferentes, já que os tipos de atividades podem variar bastante ao longo das pelo menos 12 semanas recomendadas de treinamento.

Inscreva-se na ASICS Golden Run BH!

“Nos treinos de meio de semana, com menor volume, você não vai precisar de muito amortecimento. A escolha é muito pessoal, mas gosto de usar, para esse tipo de treino, os modelos DynaFlyte e o Roadhawk. Eles vão evitar que você perca tempo de contato com o solo e vão oferecer melhor responsividade”, diz o treinador Alberto Cordeiro Campos, da assessoria esportiva Never Stop, de BH.

Já para os chamados “longões”, treinos com maior quilometragem, a escolha de Alberto recai sobre o Kayano ou o GT. “Nesses treinos mais longos, você não precisa gerar muita performance. O que se quer é conforto e estabilidade”.

A opinião é parecida com a de Darlan Duarte, da assessoria paulista Pacefit.“Gosto de usar modelos mais baixinhos para treinos mais curtos e de tênis com maior amortecimento para os longos. Como exemplo de modelo para longões, cito o DynaFlyte. Já o DS Trainer é uma boa pedida para os chamados treinos intervalados, com menor volume”, explica o técnico.

Mas há quem reveze tênis do mesmo modelo. Heleno Fortes Ribeiro, da assessoria HF, usa pelo menos dois pares em sua preparação para as provas, mas sempre iguais. Seu objetivo ao alternar os calçados é preservá-los e higienizá-los.

“Eu uso o Hyper Speed ou o GEL-DS Racer, que são mais baixos e leves. O que interessa é a forma como você pisa – se o faz do meio do pé para frente, você vai fortalecer a musculatura e melhorar a propriocepção. Lembre-se que você faz a propulsão com os dedos e a parte da frente do pé. Se usar um modelo mais pesado, com maior amortecimento, isso vai te induzir a bater o calcanhar no chão”, defende Heleno.

Independente de usar um ou mais modelos de tênis durante o treinamento, os atletas que correrão a ASICS Golden Run BH devem contar com um aliado importante na busca pelos recordes pessoais na meia-maratona: o clima. A data 26 de agosto foi escolhida a dedo, já que nesta época do ano a capital mineira apresenta temperatura amena.

Inscreva-se na ASICS Golden Run BH!